Ferramentas de lavoura: antes e depois

Herramientas de Labranza

Ferramentas de lavoura: antes e depois

Existem muitas ferramentas de lavoura e máquinas que são usadas na agricultura, mas já reparou em como elas mudaram nos últimos tempos? As alfaias agrícolas da época dos avós e tataravós tornaram-se adornos nas casas rurais, memórias de uma época que era mesmo mais natural, mas que também era muito mais dura, difícil e exigente.

Hoje, no blog maquinasdejardim.com, queremos prestar uma pequena homenagem a esses tipos de máquinas agrícolas aparentemente simples, mas que foram revolucionárias na época em que foram criadas. Alguns tipos de máquinas agrícolas têm um aspeto feio e quase não dispõem de quaisquer medidas de segurança, mas são fortes, sólidas e tão duráveis ​​que passam de geração em geração e continuam a cumprir perfeitamente com o trabalho. Hoje, no nosso blog, “Ferramentas de cultivo: antes e depois”.

 

Herramientas de Labranza

Quais são as ferramentas mais antigas?

Sabe quais foram as primeiras ferramentas feitas pelo homem? Não estamos a falar das flechas, lanças, machados ou raspadores, mas das primeiras ferramentas para lavrar a terra. Se olhar um pouco na Internet (já não podemos viver sem a net) descobrimos que as primeiras ferramentas agrícolas criadas pelo homem pertencem ao período Neolítico, ou seja: há cerca de 8000 ou 8500 anos. Assim que os humanos decidiram parar de viajar e estabeleceram-se em determinados pontos, possuir acessórios agrícolas passou a ser uma necessidade, como as ferramentas agrícolas ancestrais para limpar a terra, cortar o cereal, etc. Assim, por necessidade, surgiram as primeiras alfaias: charruas, roçadoras, cortadores manuais (distantes dos cortadores motorizados modernos) etc.

Todas as ferramentas agrícolas são importantes, mas há uma que sem dúvida teve uma influência decisiva na forma como tiramos os alimentos da terra: o arado.

 

Neolitico-agricultura

De José-Manuel Benito – Trabajo propio, Dominio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=532956

 

Ferramentas antigas de agricultura: o arado

Um dos primeiros acessórios agrícolas inventados pelo homem foi o arado. Os primeiros arados surgiram na África, na área que hoje é conhecida como o Egito, há cerca de 5000 anos, de acordo com alguns historiadores, ou 3500, de acordo com outros. As primeiras enxadas foram basicamente um aperfeiçoamento das ferramentas que foram usadas por milhares de anos para abrir a terra e colocar as sementes dentro: primeiro, aqueles pedaços grossos de galhos com enxadas, e depois, as picaretas e pás que rompiam a camada superior do solo para que fosse possível plantar os alimentos.

 

arado Egipto

By Keystone View Company. – 300 ppi scan of Collier’s New Encyclopedia, Volume 1 (1921), opposite page 58, panel I., Public Domain, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=137111

 

O arado marcou o antes e depois na história da agricultura por duas razões importantes: facilitou o trabalho árduo de penetrar o solo seco e congelado e melhorou a quantidade e a qualidade das safras ao penetrar mais profundamente no solo para que fosse possível semear fora do alcance de roedores, pássaros, etc.

Como já dito, os primeiros arados eram muito rudimentares, apenas alguns galhos grossos e pontiagudos usados por trabalhadores do campo para o trabalho árduo de abrir regos na terra; mas, centos de anos depois, os animais entraram em cena: as ferramentas eram enganchadas a bois para que a força desses animais permitisse ir mais fundo na terra e alcançar melhores resultados. Logo, os bois foram acompanhados por cavalos, camelos, elefantes… Qualquer animal domesticado que tivesse força e paciência para trabalhar do nascer ao pôr do sol ajudando o fazendeiro.

Copyrighted free use, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=516908

 

O arado como ferramenta agrícola primitiva praticamente não mudou sua forma até que chegou uma civilização que marcou o antes e o depois da agricultura: a civilização romana.

Os romanos inventaram um utensílio agrícola que, se gosta de agricultura, com certeza conhece perfeitamente: o chamado arado romano.

arado antiguo maquinaria de jardinería.net

Herramientas de labranza antiguas. Fotografía propiedad de Maquinaria de jardinería.net

O arado romano não só possuia um pedaço de ferro para ir mais fundo na terra, como também introduziu o que hoje é chamado de aiveca, aquele acessório que ajuda o agricultor a remover melhor os montes de terra e preparar o solo para o plantio.

A invenção agrícola dos romanos manteve mais ou menos um design inovador até meados do século XVIII, até que, em 1730, foi inventado o chamado arado Rotherham, um complemento mais triangular que aproveitava muito melhor a força de tração empregada naquele tempo na Europa: o cavalo.

Nos anos seguintes, o desenvolvimento industrial foi imparável e afetou, como não podia de deixar de ser, o design e a funcionalidade de todas as ferramentas agrícolas antigas, incluindo o arado.

  • Em 1808, Robert Ransome inventou o primeiro arado feito inteiramente de aço.
  • Em 1837, um ferreiro humilde chamado John Deere substituiu as lâminas de ferro fundido por lâminas de aço e também mudou a forma do design para melhorar a funcionalidade da ferramenta.
  • No início da década de 1840, foi inventado o arado de rodas com o assento do motorista.
  • Em 1847 foi inventado o arado de disco, uma ferramenta agrícola revolucionária que não só prepara a terra para o cultivo, mas também serve para arrancar ervas daninhas, pulverizar montes de terra solidificados, etc. Este arado de disco mantém, até hoje, o design e funcionalidade originais de então. Sim, é isso mesmo!
  • Por volta de 1905, os primeiros tratores encaixados ao arado, o acessório estrela da agricultura hoje e sempre, começou a ser usado.

Hoje, o arado evoluiu e foi convertido em diferentes máquinas que se adaptam às necessidades do agricultor, máquinas agrícolas como os motocultivadores, para os trabalhos mais difíceis, e as motoenxadas leves e económicas para trabalhos mais simples em quintais ou jardins.

Até aqui vai a nossa humilde homenagem a todos aqueles homens e mulheres que, ao longo dos séculos, inventaram ferramentas agrícolas primitivas para obter um pouco de alimento de seus campos. Foram esses pioneiros que nos permitiram desfrutar, hoje, de ferramentas e máquinas agrícolas modernas, seguras e económicas como as que pode comprar em maquinasdejardim.com.

A propósito… Tem alguma foto antiga de ferramentas agrícolas do passado? Envia-nos, por favor, e a colocamos neste artigo. Obrigado!

Herramientas de labranza