De quais máquinas e ferramentas o meu jardim precisa?

De quais máquinas e ferramentas o meu jardim precisa?

Uma das perguntas mais comuns que recebemos no serviço de Atendimento ao Cliente de MáquinasdeJardim.com é: <<De quais máquinas e ferramentas o meu jardim precisa?>>. A resposta, como pode imaginar, é bastante ampla, pois as suas necessidades reais dependerão de muitos e variados fatores: o tamanho do seu jardim, a qualidade do solo e da água, o tempo que gasta a cultivar, plantar, regar, podar e aparar, os resultados profissionais que pretende alcançar com o seu trabalho, etc. Em todo caso, existe uma lista de máquinas e ferramentas que poderíamos considerar básicas para manter qualquer jardim em boas condições, ou seja: máquinas e ferramentas essenciais para um jardim. Vamos ver se concorda com a nossa seleção.

Ferramentas de jardim

Se der uma olhadela na seção Jardim da nossa loja virtual, verá uma variedade de ferramentas à sua escolha. Basicamente, são essas as ferramentas de que um jardineiro amador ou profissional precisa para fazer bem o seu trabalho. De todos os modos, uma lista bastante completa de ferramentas básicas de jardinagem seria a seguinte:

Corta relvas

Se tivéssemos de escolher apenas uma ferramenta básica para manter um jardim em condições minimamente aceitáveis, escolheríamos o corta relvas.

Para jardins pequenos ou com poucas ervas daninhas, vem a calhar um cortador de relva elétrico, uma máquina com uma ótima relação custo-benefício. Se não quiser complicar a sua vida com fios ou se o seu jardim for grande, nosso conselho é investir num bom cortador de relva a gasolina.

cortacesped

Corta sebes

Outra ferramenta essencial para criar o seu kit de ferramentas de jardim seria o corta sebes, que também é muito útil. Tal como acontece com o corta relvas, os fabricantes oferecem um catálogo amplo e variado de corta-sebes elétricos ou a gasolina adaptados a praticamente todos os bolsos.

cortasetos

Pulverizador

A terceira ferramenta básica que todo jardineiro, profissional ou amador, deve ter em casa é um bom pulverizador. O catálogo deste tipo de ferramenta é enorme: máquinas para sulfatar manuais e sem motor, máquinas para sulfatar com mochila, máquinas para sulfatar com carro de mão…

 sulfatadora

Motoenxadas e motocultivadores

Pode pensar que motenxadas ou motocultivadores são ferramentas mais do tipo agrícola do que para a jardinagem, mas não deve se esquecer que existem jardins muito grandes onde se cultivam plantações que são mais semelhantes a pomares, o que leva à necessidade de usar uma ferramenta que permita trabalhar com energia e eficiência. Se o seu jardim exigir praticamente os mesmos cuidados de um terreno agrário, experimente um motocultivador a gasolina PowerGround Pro Raptor.

Ferramentas de jardim de segunda mão: sim ou não?

Uma pergunta que alguns dos novos entusiastas da jardinagem costumam se fazer é se vale a pena comprar ferramentas de segunda mão. Nosso conselho é que não, ao menos que esteja totalmente ciente do uso que o proprietário anterior deu a essas ferramentas. Existem muitos motivos para preferir ferramentas de jardinagem novas, mas os mais importantes seriam os seguintes:

Os produtos químicos.

As ferramentas de jardim estão em contato com produtos químicos, como pesticidas e outros. Se não forem devidamente limpas e desinfetadas após o uso, essas ferramentas podem espalhar doenças para as plantas do seu jardim, ou mesmo para si se for cortado ou entrar em contato com as pontas afiadas.

A manutenção.

A vida útil de uma ferramenta de jardinagem depende de duas coisas: a qualidade da ferramenta em si e a manutenção que recebeu ao longo dos anos de uso.

Quando compra uma ferramenta de segunda mão, não sabe exatamente que tipo de manutenção foi feita, se as partes móveis foram engraxadas após o uso, se foram conservadas cobertas ou ao sol e chuva, se foram limpas e secaram adequadamente após o corte de sebes doentes, aspiração de folhas podres, poda de ramos doentes, etc.

mantenimiento maquinaria jardín

O custo

Quando comparado com o passado, o preço das ferramentas de jardinagem, hoje em dia, caiu drasticamente. Com um orçamento baixo é possível montar um kit bem completo de ferramentas de jardim com uma excelente relação custo-benefício.

E uma última dica sobre ferramentas de jardinagem: se tiver alguma dúvida sobre qual modelo escolher, converse com especialistas, com técnicos que ofereçam um serviço profissional de excelência há mais de 20 anos, como os nossos.